7 dicas para o sucesso do mercado varejista no Brasil em 2017

mercado varejista

Mudar o modo de relacionamento com o cliente, não importando qual seja o ambiente (real ou virtual), é o ponto chave para atrair e reter mais consumidores.

Se 2016 não foi um ano fácil para você, sendo cheio de desafios e sem o retorno esperado no seu negócio, é hora de usar essas barreiras como incentivo e pensar em caminhos alternativos.

Nada de deixar a inovação de lado e simplesmente ignorar as demandas recebidas dos clientes. O mercado de varejo tem sempre muitas novidades.

Mas, o que você deve considerar? E quais serão as tendências no novo ano?

Confira nossas dicas para 2017!

     1-Seja híbrido!

É um desafio cada vez maior prender o consumidor nos pontos de venda. Pensando nisso, as lojas estão criando ambientes com um amplo acervo de produtos ligados a diferentes segmentos.

No mesmo estabelecimento em que se vendem roupas e outros tipos de serviços, o cliente pode encontrar também objetos de utilidades, todos atendendo ao mesmo perfil de consumidor.

Misturar é um desafio, mas é tendência. Você pode encontrar exemplos em lugares como Berlim, onde uma cafeteria pode ser também uma loja de roupa e de discos. Há ainda a norte-americana Urban Outfitters que vende roupas, acessórios, sapatos, produtos de beleza e itens de decoração com foco no público jovem.

      2-Canais alinhados

Hoje em dia temos um consumidor altamente seletivo, que usa constantemente a tecnologia para tomar a decisão de compra, que pode ser concretizada em inúmeros canais.

Não há como separar o mundo físico do digital e nem razões para torná-los concorrentes. Para o consumidor tem que ser bom comprar tanto na loja quanto no site.

      3-Comunicação

Estamos na era digital e seria um erro não aproveitar este recurso para lucrar mais com seu negócio.

Recursos como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Snapchat;

Estão transformando as pessoas em atores, roteirista e produtores de seus próprios conteúdos de vídeos.

Você precisa se atentar a esses novos meios de comunicação. Criar esses tipos de canais e deixá-los abertos para seus clientes. Essas plataformas serão usadas pelos seus consumidores para falar da sua marca.

      4-O cliente é quem manda

Oferecer um tratamento diferenciado é a fórmula para conquistar seus consumidores.

Manter um bom relacionamento com seus clientes refletirá positivamente na vida real e nas redes sociais. Essa interação certamente só fará seu negócio crescer!

      5-Sustentabilidade

Ser uma empresa que está verdadeiramente preocupada com o meio ambiente e que trabalha com produtos sustentáveis, conquista e muito a preferência dos clientes. Pesquisas ressaltam que quem compra opta por opções ecológicas e socialmente sustentáveis.

Uma tendência em 2017, segundo a consultoria TrendWatch é a “captura de capacidade”, que significa eliminar qualquer desperdício de recursos e encontrar novas fontes de valor.

Por isso, é preciso buscar sustentabilidade na sua relação tanto com clientes quanto com fornecedores.

      6-Consultoria

Consumidores buscam soluções além de produtos.

Se você quer oferecer um bom produto, é imprescindível ter vendedores capacitados, que não estejam apenas interessados em fazer uma transação de compra e venda.

Os vendedores precisam ter conhecimento para orientar e educar o cliente para um uso melhor do produto.

      7-Experiência Virtual

A experiência da economia vai se tornar mais forte com a união da experiência de realidade virtual e realidade aumentada. O virtual vai eliminar as barreiras de custos e de acessibilidade que existem no mundo real, tornando o tempo um fator escasso.

Um exemplo foi o lançamento do Buy+ pelo Alibaba. Com um smartphone, os clientes eram levados para uma loja da Macy’s em Nova York, onde era possível passear e escolher os produtos nas prateleiras.

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