capa-artigo-contador-e-importante

Nos dias de hoje ter o controle das informações do seu negócio é tão importante quanto empreender.

São muitos os tipos de informações que a sua empresa produz, para citar algumas temos: compra e venda de produtos e serviços, contas a receber e a pagar, controle e gerencia de funcionários, apuração e pagamento de impostos, relatórios e demais obrigações que devem ser apresentadas ao governo.

Quando falamos em impostos, relatórios e obrigações, imediatamente vem em nossa mente o termo BUROCRACIA e todas as empresas independente do seu tamanho ou atividade estará sujeita ao cumprimento de diversas obrigações, mensais, semestrais ou anuais, conforme seu regime tributário ou o tipo de atividade que desenvolve.

Algumas obrigações são apresentadas imediatamente ao fisco, assim como ocorre com a nota fiscal eletrônica, já outras obrigações demandam de juntada de documentos, elaboração de relatórios e apresenta-las ao fisco em formulários (eletrônicos ou não) específicos, tais como SPED, ECD, ECF, DSTDA, etc.

Estudo do Banco Mundial publicado no relatório Doing Business 2016, revela que no Brasil são gastos 2.600 horas por ano para atendimento a burocracia da empresa, isso representa mais de 7 horas diárias para cuidar das obrigações impostas pelo governo.

Existem duas formas para você lidar com essa enxurrada de dados, leis, cálculos:

FAZER PESSOALMENTE: Nas hipóteses em que o empresário detém o conhecimento contábil necessário, ele mesmo poderá assumir mais essa tarefa da sua empresa. Porém, deverá ficar atento para todas as mudanças que ocorrem na legislação e adquirir produtos e sistemas de informática que irão nortear esse trabalho. Essa regra também se aplica ao optar por ter um contador interno na empresa, pois na absoluta maioria das vezes essa opção ficará mais cara que a próxima que será apresentada.

CONTADOR PROFISSIONAL: Nesta opção a QUALIFICAÇÃO é a palavra de ordem. E aqui chama a atenção porque qualificação não é necessariamente fazer o trabalho com qualidade, mas se dedicar e especializar em atender a um tipo específico de atividade empresarial, ou seja, seu nicho de mercado.

O Contador ou a organização contábil detém o conhecimento necessário para atender a exigências legais, e dispõe de tempo para acompanhar as mudanças nas leis, filtrando aquilo que seja importante para o seu negócio (serviços contábeis orientados por nicho de mercado), e principalmente mantendo-se atualizado para não cometer falhas passíveis de penalidades como multas, por exemplo

E a importância do profissional da contabilidade não está somente no cumprimento das obrigações do governo, ele é responsável pela qualificação e quantificação das informações contábeis e financeiras da empresa, que ajudarão ao gestor nas tomadas de decisão e indicação de rumos e oportunidades que a empresa pode seguir.

Seu conhecimento em legislações são de extrema importância pois não permitem que, por exemplo, um trabalhador seja contratado de forma errada evitando problemas com ações trabalhistas, ou ainda que a empresa funcione com a ausência de alguma licença especial obrigatória.

Ainda, esse conhecimento em leis auxilia em assuntos corriqueiros como emitir uma Nota Fiscal dentro da Lei e com os impostos calculados corretamente.

Mas, para se valer de todas os benefícios que um bom contador poderá trazer para você e seu negócio é importante saber como escolher um bom profissional.

Por isso, selecionamos dicas importantes para auxilia-lo na hora de contratar serviços contábeis, pois o acerto na escolha do profissional que cuidará da sua empresa irá poupar horas de dor de cabeça com serviços incompletos, de má qualidade e até mesmo erros de execução.

 

Acompanhe abaixo as dicas.

 

 

1 – Legalização do Registro Profissional.

O profissional da contabilidade e a organização contábil, segue um rigoroso código de ética editado pelo Conselho Federal de Contabilidade e Fiscalizado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, que prevê punição aos maus profissionais e aqueles que cometem desvios de conduta.

Verifique se o contador e/ou a organização contábil que você escolheu estão inscritos e regulares perante o Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e se sobre ele recai qualquer impedimento técnico/ético, você pode verificar isso exigindo dele a Certidão de Regularidade Profissional.

Contador regular é o primeiro passo para o sucesso na contratação dos serviços contábeis.

 

2- Referencias de outros clientes.

Nos dias de hoje é muito comum iniciar a busca pela prestação de serviços contábeis a partir da internet, você pode se identificar pelo apelo visual dos sites, conteúdo disponíveis, localização física do escritório, etc. Mas nada se compara a opinião dos clientes que são atendidos pela empresa.

Solicite alguns clientes atendidos pelo contador, entre em contato e avalie o serviço prestado considerando o que é dito pelo contador a ser contratado condiz com a percepção de valor de seus clientes.

 

3 – Expertise em seu nicho de mercado

É comum que empreendedores, principalmente os novos, tenham dúvidas na hora de executar as rotinas do seu negócio.

O que podemos dizer do contador que sequer conhece as particularidades da sua atividade? Por isso é importante que na hora de escolher um profissional veja se ele está alinhado com seu tipo de empreendimento, assim ele poderá dar dicas importantes para seu negócio e também auxiliará no melhor planejamento para sua empresa.

A especialização no nicho de mercado aumenta a eficiência na prestação dos serviços contábeis e essa eficiência se traduz na diminuição de riscos e contingências, bem como no melhor planejamento tributário que reduzirá o custo com os impostos da sua empresa.

 

4 – Custo Beneficio

Custo benefício nem sempre está atrelado a proposta de menor valor, mas a relação do tipo de serviço propostos versus o valor cobrado.

Desconfie de Propostas de serviços contábeis cujo preço é muito inferior ao de outras propostas, normalmente estão atreladas a baixa qualidade e/ou ausência de alguns serviços obrigatórios como por exemplo os lançamentos contábeis mensais, que por sua vez impedem a emissão de balancetes e balanços.

Muitas vezes a ausência de serviços contábeis específicos somente são notados quando ocorre uma necessidade de urgência o que pode impedir que alguns negócios sejam realizados e oportunidades sejam perdidas.

 

5 – Disponibilidade no atendimento

Hoje as coisas acontecem em um ritmo muito acelerado e a informação precisa estar disponível quase que instantaneamente, por isso é importante observar os meios de comunicação e atendimento que são disponibilizadas pelo futuro contador e a disponibilidade dele em atender aos chamados.

É certo que na maioria das vezes o atendimento as solicitações sejam feitas pela equipe da organização contábil, por isso observe se existem pessoas em número suficiente ao atendimento da demanda.

Solicite os meios de atendimento e teste contatá-lo ou sua equipe, por esses canais e avalie com que desprendimento você vai ser respondido.

Demoras em responder e-mails e dificuldades em receber ligações sempre são um mal sinal de indisponibilidade, desconfie.

 

6 – Estrutura de atendimento vs número de colaboradores.

A internet já domina o mundo, assim quanto mais ferramentas de comunicação e estreitamento de relacionamento que a organização contábil possuir é um indicador que o profissional acompanha a evolução tecnológica das informações e dos serviços contábeis.

Arquivamento digital de documentos e plataformas de envio de informações cliente/contador são importantes ferramentas que aproximam a empresa do profissional e dão agilidade a todo o processo além de estarem alinhadas com a modernidade.

Essas ferramentas não são obrigatórias em uma organização contábil, mas mostra a tendência e vocação para o acompanhamento da tecnologia e o aperfeiçoamento das práticas contábeis que traduzem uma melhor prestação de serviços.

 

7 – Visite o Contador escolhido.

Sempre que possível, visite o Contador. Uma organização Contábil que tem foco em bem atender seus clientes, tem organização, processos de trabalho bem definidos e uma equipe de colaboradores bem treinada. Esse ambiente na absoluta maioria das vezes converge para um ambiente de trabalho organizado e limpo.

Fique atento a profissionais que trabalham em ambientes caóticos e desorganizados pois dificilmente será possível oferecer um bom serviço, cumprir prazos manter a guarda de seus documentos.

 

8 – Exija o contrato de prestação de serviços contábeis.

O contrato de prestação de serviços é um instrumento de extrema importância entre empresa cliente e o contador, pois nele serão definidos os deveres e as obrigações que cada parte tem, peça que seja descrito todas as tarefas, rotinas e serviços que serão executados no contrato e acompanhe o desenvolvimento destes trabalhos.

 

O contador ou organização contábil ativa, atenta as mudanças constantes da nossa legislação, alinhada com novas tendências de tecnologia, pode auxiliar o cliente a alcançar o próximo estágio.

 

Seguindo estas dicas aumentará em muito a oportunidade de contratação de um profissional ou organização que cuidará da sua empresa com o carinho e profissionalismo que ela merece.

 

Sou Luzemir Barbosa, contador e diretor técnico da Atend Assessoria Contábil, empresa que atua à 30 anos na prestação de serviços de contabilidade para empresas de diversos nichos de mercado. Temos uma linha completa de serviços que irão facilitar a gestão da sua empresa. Fale conosco ou nos deixe uma mensagem.

(067) 3321-3344 ou www.atendcontabil.com.br

 

Sucesso Sempre.

 

 

0 Comments