fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

O CONTADOR É REALMENTE IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA?

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Nos dias de hoje ter o controle das informações do seu negócio é tão importante quanto empreender.

São muitos os tipos de informações que a sua empresa produz, para citar algumas temos: compra e venda de produtos e serviços, contas a receber e a pagar, controle e gerencia de funcionários, apuração e pagamento de impostos, relatórios e demais obrigações que devem ser apresentadas ao governo.

Quando falamos em impostos, relatórios e obrigações, imediatamente vem em nossa mente o termo BUROCRACIA e todas as empresas independente do seu tamanho ou atividade estará sujeita ao cumprimento de diversas obrigações, mensais, semestrais ou anuais, conforme seu regime tributário ou o tipo de atividade que desenvolve.

Algumas obrigações são apresentadas imediatamente ao fisco, assim como ocorre com a nota fiscal eletrônica, já outras obrigações demandam de juntada de documentos, elaboração de relatórios e apresenta-las ao fisco em formulários (eletrônicos ou não) específicos, tais como SPED, ECD, ECF, DSTDA, etc.

Estudo do Banco Mundial publicado no relatório Doing Business 2016, revela que no Brasil são gastos 2.600 horas por ano para atendimento a burocracia da empresa, isso representa mais de 7 horas diárias para cuidar das obrigações impostas pelo governo.

Existem duas formas para você lidar com essa enxurrada de dados, leis, cálculos:

FAZER PESSOALMENTE: Nas hipóteses em que o empresário detém o conhecimento contábil necessário, ele mesmo poderá assumir mais essa tarefa da sua empresa. Porém, deverá ficar atento para todas as mudanças que ocorrem na legislação e adquirir produtos e sistemas de informática que irão nortear esse trabalho. Essa regra também se aplica ao optar por ter um contador interno na empresa, pois na absoluta maioria das vezes essa opção ficará mais cara que a próxima que será apresentada.

CONTADOR PROFISSIONAL: Nesta opção a QUALIFICAÇÃO é a palavra de ordem. E aqui chama a atenção porque qualificação não é necessariamente fazer o trabalho com qualidade, mas se dedicar e especializar em atender a um tipo específico de atividade empresarial, ou seja, seu nicho de mercado.

O Contador ou a organização contábil detém o conhecimento necessário para atender a exigências legais, e dispõe de tempo para acompanhar as mudanças nas leis, filtrando aquilo que seja importante para o seu negócio (serviços contábeis orientados por nicho de mercado), e principalmente mantendo-se atualizado para não cometer falhas passíveis de penalidades como multas, por exemplo

E a importância do profissional da contabilidade não está somente no cumprimento das obrigações do governo, ele é responsável pela qualificação e quantificação das informações contábeis e financeiras da empresa, que ajudarão ao gestor nas tomadas de decisão e indicação de rumos e oportunidades que a empresa pode seguir.

Seu conhecimento em legislações são de extrema importância pois não permitem que, por exemplo, um trabalhador seja contratado de forma errada evitando problemas com ações trabalhistas, ou ainda que a empresa funcione com a ausência de alguma licença especial obrigatória.

Ainda, esse conhecimento em leis auxilia em assuntos corriqueiros como emitir uma Nota Fiscal dentro da Lei e com os impostos calculados corretamente.

Mas, para se valer de todas os benefícios que um bom contador poderá trazer para você e seu negócio é importante saber como escolher um bom profissional.

Por isso, selecionamos dicas importantes para auxilia-lo na hora de contratar serviços contábeis, pois o acerto na escolha do profissional que cuidará da sua empresa irá poupar horas de dor de cabeça com serviços incompletos, de má qualidade e até mesmo erros de execução.

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!