Chegou hora de fazer o seu Imposto de Renda.

As duvidas vão se acumulando. Como lançar isso? Como deduzir aquilo? O imposto ficou muito alto? Vendi um imóvel e agora? São algumas das mais variadas questões que respondemos todos os dias, enquanto preparamos o imposto de renda de nossos clientes.

Fazer a declaração do imposto de renda é uma atividade chata e ingrata, mas que se você não se cercar de cuidados poderá ter sérios problemas com o fisco como malha fina e multas e isso ninguém quer.

Mas o foco hoje é lhe dizer como você pode fazer seu imposto de renda e vou te mostrar aqui três situações que vão te ajudar a encontrar a melhor forma de você cumprir com sua obrigação com o leão:

  • Faça você mesmo.

Muita gente faz isso, basta baixar em seu computador o programa gerador do imposto de renda, acessando o site da Receita Federal e preencher com todas as suas informações.

 

Vantagem: É uma boa opção para quem detém bom conhecimento da legislação e do programa do IRPF, sobre variações patrimoniais, despesas dedutíveis, ganhos de capital, etc.

É totalmente gratuito.

Desvantagem: Devido a complexidade das normas e lei do Imposto de renda o contribuinte poderá cometer erros que pode levar a declaração a cair na Malha Fina, gerando muita dor de cabeça e multas. Também corre o risco de deixar para o ultimo prazo e não conseguir fazer a declaração ou mesmo esquecer do prazo final, gerando problemas no seu CPF.

 

  • Contrate alguém para fazer.

É muito comum ter aquele parente, amigo ou mesmo o vizinho que nessa época do imposto de renda, pega diversas declarações para fazer. Normalmente nestes casos ou não se cobra pelo serviço ou quando cobrança existe o valor bem baratinho.

Vantagem: Você não terá custo ou ele será bem baixo.

Desvantagem: Normalmente são pessoas curiosas que não lidam com esse tipo de informação rotineiramente, mesmo que detenham conhecimento sobre o Imposto de Renda este será no nível básico. Pode haver problemas com o prazo de entrega, com lançamentos incorretos, erros de interpretação ou digitação e tudo isso pode gerar Malha Fina e multas.

  • Contrate um Contador Habilitado

Um contador devidamente habilitado se depara ao longo dos anos de trabalho com as mais diversas formas e modelos de situações que existem no imposto de renda. Ele respira imposto de renda mesmo nos demais períodos fora do prazo. Conhece a legislação, as regras e normas do IRPF e dos demais assuntos que se emaranham com o imposto de renda.  Conhece as técnicas do fisco e pode direcionar sua declaração de modo a evitar problemas e surpresas futuras.

Vantagem: Por ser profundo conhecedor do assunto imposto de renda, o contador, cercará sua declaração de cuidados para evitar qualquer tipo de problema, irá lhe fazer perguntas para identificar os pontos fortes e fracos da declaração e assim também evita o esquecimento de registrar algo importante (exceto se você omitir).

Ficará atento com sua evolução patrimonial e impedirá que você entregue uma declaração negativa (quando a evolução do patrimônio e maior que as receitas do ano).

Terá o cuidado rigoroso para registrar as informações, evitando erros, confusões, perda do prazo, esquecimentos, lançamentos equivocados, omissões, etc

Após a entrega da declaração fará o acompanhamento até que a declaração esteja processada pela receita e se cair na malha fiscal (anterior a malha fina) já irá te contatar para informar a situação e encontrar soluções.

Desvantagem: Você pagará pelo serviço qualificado, porém o valor pode ser bem menor do que você imagina. Pois normalmente as declarações são precificadas pelo grau de complexidade de cada uma.

Como você pode observar existem vários meios de você fazer sua declaração do imposto de renda, basta que encontre a melhor forma para você.

Fique atento ao prazo e não pague multa.

Já são quase trinta anos que a Atend Assessoria Contábil faz a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de seus clientes, nesse período acompanhamos todas as mudanças e evoluções que o fisco passou. Temos o serviço adequado para preparar sua declaração com todo cuidado e zelo, para você ter segurança e tranquilidade. Deixe seus dados abaixo e solicite um orçamento, que entraremos em contato com você.

Aqui no canal iremos dar varias dicas sobre imposto de renda, deixe seu like, se inscreva e acompanhe.

 

Comentários Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field