MEI ou ME? Saiba qual o tipo de abertura é mais barato?

MEI ou ME

MEI ou ME? Qual o tipo de abertura é mais barato?

MEI ou ME

MEI ou ME Qual tipo de abertura é mais barato?

Praticamente todo futuro empreendedor já fez esta pergunta: qual o tipo de abertura é mais barato, MEI ou ME? Verdadeiramente, é uma pergunta importante que merece uma resposta à altura. Errar nesta escolha pode definir o sucesso ou não do seu novo negócio.

 

Claro que, se decidir pelo mais barato fatalmente favorecerá os seus custos de investimento, custos com impostos, etc. No entanto, observar qual o tipo de abertura mais barata, MEI ou ME, pode não ser o suficiente para tomar esta decisão.

 

Existem outros fatores que precisarão ser considerados e não só o financeiro. Isto porque a abertura mais barata sendo MEI ou ME não define a regulamentação necessária para o seu tipo de negócio.

 

Sabemos que os custos de abertura de uma empresa no Brasil são altos, mas, tão e quanto, os custos de fechamento também são altíssimos. Por isso, é importante observar bem todos os fatores implícitos antes de se decidir pela abertura mais barata da empresa: MEI ou ME.

 

Diferenças básicas: MEI ou ME?

Saber a diferença básica entre ser um MEI ou uma ME é o passo inicial mais importante.Isto vai ajudar, obviamente, em sua decisão, na decisão do seu negócio e de como ele atuará no mercado.  

Sendo assim, entenda melhor o que significa um e o outro:

  • MEI: significa Microempreendedor Individual. A grande vantagem observada está, com certeza, na formalização desta “empresa”. Para todos os efeitos, é a forma mais prática e barata de legalizar o seu negócio, mas existem limitações.

 

Como o próprio nome diz, é um “microempreendedor”, ou seja, você não poderá, por exemplo, ter um grande número de funcionários e há limitações com relação ao faturamento anual também.

 

No entanto, observadas estas limitações, sendo MEI, você pagará bem menos impostos, garantirá uma forma fácil de declaração de IR e também do INSS, ou seja, é um ótimo negócio.

 

O INSS, inclusive, fica automaticamente embutido no pagamento mensal de impostos e você não é obrigado a emitir nota, apesar de poder fazê-lo.

 

Este valor mensal, hoje, não passa os R$53,70 e já inclui uma gama de impostos como ICMS, ISS e INSS. O MEI está isento do registro de contrato social o que, por si só, já reduz significativamente os custos de abertura e manutenção do negócio.

 

Para ser MEI, o processo é muito simples e você mesmo poderá fazê-lo diretamente no site Portal do Empreendedor. Neste Portal você encontrará todas as informações necessárias para dar início ao processo.

 

  • ME: significa Microempresa. Pode ser considerada a menor estrutura empresarial disponível no Brasil e surgiu também na intenção de favorecer o pequeno empreendedor. Só perde para o MEI, que também surgiu com esta mesma intenção.

 

No entanto, os recursos, limitações, obrigações de um e outro são bem diferentes e a abertura de uma ME é consideravelmente mais caro do que um MEI.

Recomenda-se, inclusive, procurar um contador pois este lhe auxiliará no processo de abertura.

 

Claro que é possível realizar este processo você mesmo, mas o auxílio de um contador implicará em uma significativa redução de tempo de abertura, fora o fato de que todos os processos legais serão devidamente observados.

 

Mas caso você pretenda fazê-lo, o primeiro passo é na Junta Comercial. Provavelmente serão exigidas algumas taxas, fora os custos com documentação, cópias autenticadas, certidões, etc.

 

Para saber qual o tipo de abertura é mais barato: MEI ou ME você precisa mesmo entender a diferença principal entre ambos.

 

Esta diferença está centrada basicamente no faturamento, fora que a ME deverá cumprir com todas as obrigações contábeis e legais de uma empresa normal, ou seja, é uma empresa normal.

 

O faturamento limite para uma ME é bem maior do que para um MEI, o que lhe dá maior abrangência aos seus negócios. Começando como um MEI, quando seu negócio “bombar”, você terá que mudar para ME, inevitavelmente.

 

MEI ou ME? O que devo considerar além dos custos de abertura?

Saber qual o tipo de abertura é mais barato, MEI ou ME não é o único fator decisório para você definir qual tipo de empreendedor será.

 

É necessário observar com cautela o seu tipo de atividade, baseando-se não só em seus possíveis faturamentos como também outros fatores importantes.

 

Talvez, em um primeiro momento, você entenda que o seu negócio não terá de imediato grandes ganhos financeiros e, assim, acredita que o melhor é optar por ser um MEI.

Mas, efetivamente, como acertar nesta escolha? Confira alguns fatores:

 

  • Faturamento anual: como já dito acima, este é um fator relevante, pois o MEI tem um faturamento anual limitado. Estourar este faturamento pode trazer sérias complicações legais para o seu negócio. Assim, projete com calma este item.

 

  • Quantidade de funcionários: o MEI só pode contar com um único funcionário legalmente registrado. Então, dependendo do seu negócio, logo de imediato, não será uma opção à ser considerada, mesmo sendo mais barato ser MEI.

 

  • Projeção de Crescimento: realizar uma projeção correta de seu negócio e de seu crescimento pode lhe poupar custos desnecessários. Isto porque, dependendo do seu negócio, você precisará pagar certas licenças (ambientais, por exemplo), taxas e até certos impostos.

 

Além do que, as limitações do MEI, para determinados ramos de negócio, podem ser mais prejudiciais do que vantajosas.

 

Veredicto Final: MEI ou ME?

MEI ou ME: Qual a melhor escolha para abrir sua empresa?

Não há como observar um “veredicto final” a respeito. Comparar os custos de abertura de um MEI e uma ME é quase que covardia, pois são extremamente diferentes. Mas existem implicações financeiras, legais, etc., que irão determinar com toda a efetividade qual tipo de abertura é mais barato, MEI ou ME.

 

Afora tudo isto, o sucesso do seu negócio é o que mostrará com certeza qual a escolha foi a mais acertada.

Se estiver em dúvida ainda, procure um profissional de contabilidade.

Gostou desse artigo? Compartilhe com outras pessoas!

Comentários Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field