O que é o pró-labore?

PRÓ-LABORE
O pró-labore é a remuneração mensal do sócio administrador da empresa. O dono da empresa dedica seu tempo e energia à administração do negócio, por isso, é preciso definir o valor de seu salário.

Diferença entre pró-labore e salário
As remunerações são bem distintas. Afinal, o empresário não é funcionário dele mesmo. As obrigações legais também são diferentes. O pagamento de um funcionário tem de obedecer as obrigações legais da legislação trabalhista. No pró-labore, essas obrigações são facultativas (com exceção do INSS).
A obrigação do pró-labore também é diferente. O salário do funcionário deve ocorrer a partir do primeiro mês de sua contratação. No caso do pró-labore, a obrigação é apenas depois do primeiro faturamento da empresa.

Como calcular o valor do pró-labore?

É importante para sua organização financeira este cálculo. Desde tomadas de decisões, sustentabilidade até à saúde financeira de seu negócio.
Vale lembrar que o pró-labore é caracterizado como “despesa”, não entra no lucro do ano contábil e traz benefícios na hora do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
Ao fazer este cálculo, o sócio tem uma renda formal e pode comprovar seus rendimentos. Isso não acontece em retiradas aleatórias do caixa da empresa. Não esqueça que não planejar o fluxo de caixa de sua empresa pode gerar mais dor de cabeça no futuro.
Quando não existe a formalização de renda, o empresário pode passar por fiscalizações da Receita Federal ou do INSS, por omissão de rendimentos e pagamento do devido tributo.

Pró-labore do MEI
O MEI (Microempreendedor individual) está no limite de faturamento de R$ 81 mil anuais. O valor do pró-labore pode ser menor, para que parte dos recursos da empresa seja utilizado em seu crescimento e investimentos.
A legislação não tem valor mínimo para o pró-labore, porém, não se pode ultrapassar a média do faturamento anual. Mesmo que o MEI possa retirar mais de um salário-mínimo como pró-labore, esse é o valor para o recolhimento do INSS. A DAS (guia de recolhimento) consta o desconto de 5% para a contribuição previdenciária.

 

  • Dicas

    Defina as funções do sócio
    Pesquise a média salarial de um profissional com as mesmas atribuições
    Calcule os impostos
    Faça a previsão de pagamentos mensais

 

 

Comentários Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field