O que o contador pode fazer por você e você nem sabia

O Que o contador pode fazer por você e você nem sabia

O que o contador pode fazer e você nem sabia

Quando se pensa em contabilidade, contador, etc., o que vem à cabeça são números, muitos números. Mas você sabe mesmo o que o contador pode fazer por você e por sua empresa? A maioria das pessoas e das empresas não imaginam a amplitude das funções possíveis de um contador.

Que um contador é responsável pela parte burocrática que toca uma empresa, isto a maioria já sabe, sem falar a parte contábil propriamente dita. É o conceito comum, que a maioria das pessoas acreditam ser os únicos.

Mas, por estar em uma posição limítrofe entre as tomadas de decisão da empresa, funcionalidades, etc., e o lado financeiro, de atuação financeira e contábil da empresa, este profissional consegue ter uma visão ampliada e demasiadamente importante do todo. Sabe como isto funciona?

 

Contador: o Aliado certo para você e sua empresa

  Você pode sim considerar o este profissional como o seu melhor aliado, afinal, é ele quem administra de certa forma todos os números financeiros de sua empresa e pode lhe dar dados e informações precisas para a sua tomada de decisão.

Perceba a amplitude disto. Decisões tomadas hoje que refletirão em resultados positivos amanhã e/ou no próprio crescimento de sua empresa. Então é possível já perceber o quanto de essencial para o seu empreendimento o contador é.

Nos tempos de hoje, um contador atua muito mais além das funções básicas a ele endereçadas que são as de organizar as contas a pagar, cuidar dos impostos previstos em lei, registros, balancetes, etc.

Ele é, enfim, uma peça-chave no assessoramento, na consultoria de gestão das empresas como um todo e passa a ser mais que relevante em qualquer administração empresarial. Mas como, afinal, como ele poderá me ajudar tanto e em quais ramos de atividade da minha empresa?

 

3 Ações que demonstram que o contador é seu melhor parceiro

Empreender no Brasil não é para qualquer um. A complexidade tributária no país é altíssima e super burocrática. Isto dificulta e “emperra” qualquer empreendimento. Frente à estas dificuldades, um contador tem papel relevante e fundamental.

Mas desemperrar este processo faz parte das funções básicas de um contador, que vai lhe auxiliar nas documentações, impostos, etc., que já citamos acima. No entanto, além destas funções, o que o contador pode fazer por você e você nem sabia?

 

Respondendo à pergunta, o contador pode lhe auxiliar em outras partes que você nem imaginava. Confira 3 delas:

  • Somam Conhecimento Estratégico: um erro comum da maioria dos empreendedores é concluir que podem cuidar sozinhos dos balanços contábeis de sua empresa, tirando conclusões e, destas, decisões estratégicas para o negócio.

 

É um erro porque um contador terá muito mais visão estratégica neste momento do que o empreendedor. A parte numérica, matemática, fica por parte deste contador.

 

Desta forma, um contador poderá facilmente dar prognósticos, diretrizes contábeis, traçar possibilidades estratégicas/financeiras e muito mais para que o gestor, o empreendedor possa enfim tomar a decisão mais acertada.

 

Fazer contabilidade e analisar resultados contábeis são coisas distintas. O contador pode auxiliar nas duas coisas, facilitando a vida do empresário que precisará tomar as decisões mais acertadas.

 

  • Gestão de Pessoas: por entender de todo o processo tributário, das legislações vigentes, previdenciária, trabalhista e também dos números da empresa, o contador pode atuar diretamente no auxílio da gestão de pessoas, dando diretrizes, aconselhamentos entre outras funções.

 

Isso permitirá, por exemplo, que o empreendedor gestor possa fazer uma programação a longo prazo dos seus próprios gastos, remanejando funcionários conforme a necessidade da empresa. Isto gera, claro, maiores oportunidades de investimentos a curto e médio prazos.

 

 

Atua também no melhor enquadramento salarial, benefícios e outros fatores ligados às pessoas, podendo indicar várias possibilidades que muitas vezes um empresário não consegue visualizar pois o foco deste último deve ser mesmo nas decisões do negócio que empreende.

 

  • Orientação e Gestão Estratégica: baseado em seu próprio conhecimento, um contador consegue traçar estratégias financeiras que se baseiam, por exemplo, em um planejamento tributário já previsto pela empresa. Com esta visão, consegue agregar valor à tomada de decisão por parte do empresário.

 

Além disso, pode atuar diretamente na definição de preços, na intenção clara de melhorar as margens de lucro da empresa e intervir diretamente ou indiretamente nos processos de compra, sejam de imobilizados, de matéria prima, insumos, etc.

 

Pode atuar também analisando dívidas, ativos da empresa e propondo soluções mais objetivas, baseadas em perspectivas contábeis, ou seja, baseadas em números, em relatividades e, desta forma, muito mais precisas. Isto é um pouco do que um contador pode fazer por você.

 

O contador fazendo mais por você e você nem sabia disto

Ficou fácil perceber o quanto um contador pode e é importante em uma empresa. Se trabalhar lado a lado com o empresário poderá agregar e acrescentar muito ao mesmo onde a maioria de suas decisões estarão embasadas em relatórios e análises precisas feitas por este profissional.

Isto não significa 100% de certeza no acerto, mesmo porque, não existe no mundo profissional que consiga este resultado. No entanto, você, como empresário, estará atuando com margens muito próximas disto, ou seja, muito próximas do acerto.

Será que só um contador consegue lhe oferecer este tipo de prognóstico? Pode apostar que sim, pois só ele fica tão próximo dos resultados financeiros da empresa, da tributação paga pela mesma, da relação de funcionários, prestadores de serviço, venda e compra de ativos e da gestão da empresa.

Com todo este volume de informações, consegue auxiliar com maior efetividade na definição de metas, na gestão financeira, de pessoas e estratégicas, investimentos, ativos e muito mais. Pode-se dizer que ele pode atuar na consultoria de uma empresa inteira.

Assim, define-se, conclusivamente, que o papel de um contador é sim importante para uma empresa para que esta esteja dentro dos requisitos exigidos pela Lei, mas, muito, além disto, é importante também na gestão desta empresa, podendo e devendo atuar lado a lado do empresário gestor.

 

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas a experiência!

Comentários Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field