Planejamento financeiro: minimizar os riscos e prosperar seu negócio!

gestão financeira de uma empresa

Uma das principais causas da mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil e no mundo é falta de controle financeiro. Segundo o SEBRAE 51% das organizações não dão a devida importância a esse quesito.

O planejamento financeiro é uma etapa que se mostra como uma ferramenta eficaz de boa gestão que serve para minimizar os riscos e prosperar seu negócio. Então, para te ajudar a cuidar melhor de sua organização, confira aqui neste post algumas dicas e informações muito importantes para isso. Vamos lá!

Gestão financeira – mantendo sua empresa saudável!

Uma analogia bem interessante que grandes empreendedores costumam fazer é de que a gestão financeira de uma empresa é como se fosse o coração dela. Da mesma maneira que este órgão (o coração) que bate ao lado esquerdo de seu peito deve ser tratado com todo cuidado, assim também deve ser com as finanças de sua empresa.

Uma gestão de finanças bem planejada quando realmente funciona, é capaz de manter sua empresa saudável fazendo com que esteja mais preparada para os desafios financeiros que normalmente costumam surgir no empreendedorismo.

Planejamento financeiro – o que é?

O planejamento financeiro é a projeção de despesas e receitas que tem como objetivo indicar a situação econômica geral de seu negócio. Planejar as finanças de sua empresa, é o mesmo que dar um norte a ela, traçando metas e objetivos alcançáveis.

É importante você saber que o processo de planejamento financeiro para grandes, médias e pequenas empresas pode começar com planos financeiros de longo ou curto prazo sendo que os de longo prazo permitem a formulação de orçamentos e também planos de período menor.

Planejamento financeiro – quando fazer?

Normalmente as empresas realizam o planejamento financeiro anualmente para coincidir com o ano fiscal. Entretanto, é possível que você faça diferente como, por exemplo, a cada 3 ou 6 meses. Outro detalhe é que você pode utilizar diversas metodologias, tais como, realizá-lo dividindo em tipos de gastos (operacionais, investimentos…).

Você fará o planejamento financeiro empresarial de acordo com a realidade de seu negócio e com a situação do mercado daquele momento, levando em consideração também o fluxo de movimentações financeiras. Você enquanto gestor dessa área, para realizar essa atividade, precisará de algumas ferramentas para auxiliá-lo:

  • Analisar as demonstrações contábeis.
  • Analisar o histórico do negócio.
  • Conhecer e entender as necessidades do empreendimento.
  • Identificar e conhecer quais os objetivos da empresa para aquele período.

Com um bom planejamento financeiro para o seu negócio, você conseguirá prever eventuais dificuldades futuras, executar ações e adequações imediatas no presente evitando que a empresa passe por uma perda definitiva de controle principalmente no que tange a capital de giro e liquidez.

Independente do porte de sua empresa é imprescindível que sejam gerados relatórios financeiros.

Planejamento financeiro pronto. E agora?

Certo. Você realizou todas as etapas do planejamento financeiro e está confiante de que ele está adequado. Após concluí-lo vem a etapa mais crucial que é colocá-lo em ação, ou seja, executá-lo a fim de que seja cumprido. Cabe a você gestor tomar as melhores decisões que pautem no seu cumprimento de modo que as metas e objetivos planejados sejam alcançados.

Por esse motivo, é fundamental que você acompanhe as movimentações financeiras e análises rotineiras do negócio, vez que, quando não existe este controle infelizmente todo o trabalho de planejamento torna-se ineficaz e falho.

Portanto, sem dúvida alguma o planejamento financeiro empresarial e sua execução irão de ajudar a minimizar os riscos, maximizar a rentabilidade de sua organização, garantir a sustentabilidade financeira, evitar desperdícios e prosperar seu negócio. Agora é com você!

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que nós responderemos prontamente.

Aproveite e compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais, seus amigos também irão amar ler as nossas dicas sobre gestão.

Até a próxima!

Comentários Facebook

Leave A Response

* Denotes Required Field