Saiba como abrir um pequeno negócio

Como abrir um pequeno negócio

Você está abrindo um pequeno negócio? Então, este texto é para você!

Pequeno negócio

Como abrir um pequeno negócio

Abrir um pequeno negócio: quem já não sonhou em abrir seu próprio negócio? Esta é uma realidade mais que presente nos brasileiros, principalmente, na nossa atualidade, nestes tempos de crise onde o “abrir seu pequeno negócio” começa na informalidade, mas geralmente cresce.

No entanto, essa decisão  requer algumas análises, planejamentos e metodologias que venham a facilitar e favorecer o alcance de seus objetivos, que é ter seu próprio negócio. Se autoanalisar como empreendedor também é um ponto à ser observado.

Outrossim, você também terá que pensar na parte burocrática de ter seu próprio negócio e na provável e necessária ajuda de um contador, pois este lhe auxiliará em todo o processo, formando praticamente uma parceria onde ambos crescem juntos.

Mas, vamos entender um melhor o que é necessário para que você possa abrir um pequeno negócio.

Perfil Empreendedor. Será que eu tenho?

   

 

Pode parecer uma pergunta difícil de ser respondida, principalmente porque envolve uma autoanálise, mas saiba que a resposta pode estar bem mais clara do que você imagina.

Se para estar abrindo um pequeno negócio você precisa ter um perfil empreendedor, nada melhor do que saber como conferir isto em você mesmo.

Existem alguns aspectos que precisam ser observados e que vão  além da necessidade de trabalhar, financeiramente falando.

Isto porque, muitas pessoas, alojadas dentro desta necessidade, abrem seu pequeno negócio na informalidade e muito no desespero buscam tirar seu sustento deste negócio informal. Muitas vezes dá certo, isto é verdade, mas empreender alguma coisa sem o devido planejamento é muito perigoso.

Mas, vamos tentar enumerar alguns aspectos importantes em sua esta autoanálise como empreendedor:
  • Coragem para correr riscos: isto é fundamental, porque todo e qualquer negócio tem seus altos e baixos e você terá que saber de antemão que estará correndo riscos.

 

  • Iniciativa: seja qual for seu ramo de negócio, você precisa estar atento ao que aconteceu ao seu redor, no mercado em que irá atuar.

 

  • Ser perseverante: principalmente nos momentos difíceis, você precisará ser perseverante para acreditar no seu pequeno negócio.

 

  • Ser líder: você precisa ser um líder, mesmo que seu pequeno negócio seja você e mais um, não importa. Você será líder do seu funcionário, colaborador, etc., e será líder de si mesmo.

 

Isto garante ouvir bem o outro, estimular e se auto estimular, afinal, você e mais um no mínimo já é uma pequena equipe.

Abrindo um Pequeno Negócio: Planejamento

O planejamento pode ser considerado o esqueleto do seu negócio e ele deve ser levado muito a sério. Você precisará de um plano de negócio que deve ser detalhadamente elaborado onde constará análises de mercado, a estrutura do seu pequeno negócio e como “chegar lá”.

 

 

 

Já neste momento, a ajuda de um contador, por exemplo, é muito bem-vinda.

Ele poderá lhe direcionar sobre impostos, taxas, passo-a-passo de todo o processo burocrático além de dicas que podem ser vitais neste momento.

 
De qualquer forma, observe alguns fatores importantes nesta etapa:
  • A sua fatia do mercado: observe bem o segmento que irá atuar. Quando estiver abrindo um pequeno negócio saber onde está seu público, seus futuros clientes é mais que fundamental;

 

  • Estruturação: como o seu produto ou serviço será comercializado. Como será a relação com seus prováveis clientes, qual deverá ser sua infraestrutura para este pequeno negócio.

 

É bom sempre lembrar que, apesar de você estar abrindo um pequeno negócio, é importante imaginá-lo como um “grande negócio” mais à frente.

 

  • Financeiro: quanto você precisará para iniciar seu pequeno negócio e quanto você tem efetivamente. Isto vai indicar se precisará buscar recursos ou readequar seu projeto.

 

Conhecendo a Concorrência

Negócio, concorrência

Concorrência para o seu pequeno negócio

Assim como é importante saber onde está seu futuro cliente e saber no mercado onde está o seu nicho de atuação, é importante também identificar e reconhecer seus concorrentes, sejam os diretos ou indiretos. Isto é vital também porque lhe dará mostras de como você deve e não deve agir, segundo seu planejamento.

Além disso, seu pequeno negócio poderá entrar no mercado com uma “cara” nova e diferente do que já tem por aí e incomodar seus concorrentes, porque não? Atente-se também, neste momento, quanto aos seus fornecedores. Muitos fornecedores são exclusivos e você não poderá contar com eles.

Uma boa negociação, neste momento, poderá ser muito útil. Aproxime-se de seus fornecedores, isto é benéfico, afinal, se você cresce com seu pequeno negócio, eles também crescerão.

 

Segue alguns aspectos que você deve observar em seus concorrentes:

  • Estrutura física: verificar qual a estrutura de negócio do seu concorrente é muito importante, seja uma estrutura física, digital, produtos ou serviços. Isto lhe dará parâmetros muito importantes para você estar abrindo seu pequeno negócio.

 

  • Localização: para produtos ou serviços que requerem uma estrutura física, observar a localização é muito importante e pode determinar o sucesso ou a falência.

 

  • Rivalidade: entenda o peso da marca. Muitas vezes seu produto ou serviço enfrentará marcas pesadas, presentes no mercado já há algum tempo e, com certeza, já contam com a confiabilidade dos consumidores.

 

Bater de frente com estes concorrentes pode não ser uma boa ideia. Talvez seja mais interessante e prudente se colocar no mercado respeitando estas marcas mais poderosas e absorver com sucesso a sua fatia deste bolo.

 

Enfim, não existe uma regra infalível e única para que você possa estar abrindo um pequeno negócio e ter sucesso com ele.

São muitos fatores que precisarão ser observados e para cada tipo de negócio podem haver particularidades exclusivas.

Sempre que possível, procure o auxílio de outros profissionais, como um contador, por exemplo. Estes profissionais, pela própria experiência que possuem, poderão lhe auxiliar neste início e também durante toda a vida do seu pequeno negócio.

 

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